Wednesday, August 6, 2008

Carros que fazem mal a saúde

A página da Internet HealthyCar, um projeto da ONG Ecology Center, divulgou o resultado de um estudo que tem como objetivo apresentar uma lista com os veículos que contam com interiores mais nocivos à saúde do consumidor.

E como essa conclusão é tomada? Foi avaliada a grande maioria dos veículos vendidos nos Estados Unidos, nos quais foram procuradas substâncias tóxicas como os ftalatos, o bromo e metais pesados. Entre as peças estudadas, podemos citar algumas delas: volante, manopla do câmbio, assentos, apoio de braço e tecido das portas.

É claro que se você não depende do automóvel para trabalhar o dia inteiro nele, por exemplo, essa pesquisa não deverá te assustar. Porém, as substâncias citadas podem causar problemas de tiróides, mudanças no humor da pessoa e, inclusive, possibilidade de câncer. Os materiais tóxicos são decorrentes da fabricação industrial das peças.

Resultado da pesquisa

Bom, agora que explicamos como funciona e a importância da pesquisa, vamos falar dos resultados finais. O automóvel que ficou com o pior nível de habitáculo, ou seja, o mais prejudicial à saúde, foi o conversível Mitsubishi Eclipse Spider GT, com a pontuação negativa de 4,7 em uma escala que vai até 5. Na 2ª posição na lista de mais perigosos está o hatch Suzuki Reno (4,2), seguido pelo conversível BMW 128i (3,9), que, por sua vez, está empatado com o também descapotado VW Beetle.

Entre os modelos mais “bonzinhos” com a saúde, quem se saiu melhor foi o utilitário esportivo Acura RDX SH-AWD System, com apenas 0,6 ponto. O pequeno Smart Pure Coupe também se destacou bastante, com 0,7. A BMW, que mandou mal com o 128i, está também entre os melhores, com o luxuoso M5, com apenas 0,8. A Honda, que tem em seu apelo comercial a preservação do meio ambiente, também está na lista positiva, com o Accord EXL, com a pontuação de somente 0,8.

Você pode adquirir mais informações sobre o ranking norte-americano de “interiores perigosos” no site healthycar.org. Aliás, a imagem que ilustra essa notícia mostra as listas de mais e menos perigosos. Além disso, é possível fazer um teste com seu carro, o que pode ser considerado um serviço de importância pública.


Fonte

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...